No #PriscilaPalazzoResponde dessa quarta falamos um pouco sobre o Melasma (manchas na pele) que incomodam muito.
Como recebemos muitas perguntas sobre esse tema, resolvemos falar mais sobre os tratamentos indicados.
O que é Melasma?
Melasma é o surgimento de manchas escuras na pele, que normalmente aparecem no rosto, mas pode ocorrer em outras áreas expostas ao sol, como braços e colo. É mais comum em mulheres entre os 20 e 50 anos, porém também pode afetar os homens.
O que causa o Melasma?
São diversos os fatores que podem desencadear o surgimento do melasma (manchas na pele), dentre eles:
- Exposição ao sol, pois a luz ultravioleta estimula os melanócitos (que produzem os pigmentos de cor da pele, a melanina). Apenas uma pequena quantidade de exposição solar pode fazer com que o melasma retorne, mesmo em uma pessoa que já o tratou anteriormente, e essa é uma das principais razões de porque os casos aumentam no verão.
- Mudanças hormonais causadas pela gravidez, uso de pílulas anticoncepcionais ou repositores hormonais, além das endocrinopatias, como as doenças da tireóide.
- Produtos cosméticos para o tratamento da pele que acabam por irritá-la podem piorar os episódios de melasma.
Quais são os tratamentos aqui na Estética Priscila Palazzo que são adequados para o Melasma?
Temos um tratamento específico para manchas a base de cosméticos específicos, luz de led e intradermoterapia (injeções locais de ácido transnexamico) O foco é inibir a tirosinase (produção de melanina).
Com esse tipo de tratamento vamos renovar, revitalizar e hidratar a sua pele, para que dê uma maior viscosidade e luminosidade.
O uso dos cosméticos home-care é imprescindível nesse tratamento. Nossas indicações são específicas caso a caso. É necessário tempo para estabilizar a condição e impedir que a mínima exposição ao sol traga os sintomas de volta. Em alguns casos utilizamos um laser ND:yag. Não ablativo.
É importante salientar que o tratamento de melasma não pode ser realizado com técnicas ablativas ou ácidos que provoque uma descamação significativa, visto que o mecanismo de defesa faz com que a paciente tenha um efeito rebote muito pior do que o início do tratamento.
É muito normal receber pacientes que se submeteram a técnicas como CO2 fraccionado relatando melhora imediata e após 1 a 2 meses uma piora absurda.
Assim também vemos alguns casos com a hidroquinona. A resposta pó inflamatória para o melasma é muito negativa, então optamos por um protocolo seguro. Salientamos que tratamento de melasma não é do dia pra noite e o mesmo pode durar até um ano para o resultado esperado, e a manutenção é pelo resto da vida, visto que a patologia não tem cura e tratamos apenas os efeitos colaterais. Uma vez que a paciente descuida de sua pele ele volta a ressurgir.
Você tem alguma dúvida sobre nossos procedimentos?
Envie sua pergunta abaixo. Escolheremos um tema para falar toda quarta-feira.